Teoria e Gestão do Currículo

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2013/2014

Código: EDB30010
Sigla: TGC
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
LEB 4
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Ângela Maria Gomes Teles de Matos Cremon de Lemos
Corpo docente: Ângela Maria Gomes Teles de Matos Cremon de Lemos
Sofia Gago da Silva Corrêa Figueira

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Com esta Unidade Curricular pretende-se fornecer informação actualizada sobre currículo em educação, nomeadamente no que respeita à adopção de modelos de intervenção educativa.

1.Competências a desenvolver
- Identifica e caracteriza as componentes de um currículo.
- Mobiliza dados da literatura científica e técnica sobre currículos e programas
- Analisa as origens e os fundamentos teóricos dos modelos de organização curricular desde a creche
- Identifica diferentes modelos de organização curricular e aprecia as suas potencialidades e limitações
- Reconhece o papel do educador/professor na gestão do currículo

2.Temas e conteúdos

Fornecer informação actualizada sobre a construção do currículo desde a creche ao ensino básico, nomeadamente no que respeita à adopção de modelos de intervenção educativa para o desenvolvimento das crianças.
- conceito de currículo
- educador/professor como gestor currículo
- modelos curriculares em educação: fundamentos teóricos e modos de organização

Programa


Modo de Avaliação

Observações

Consulte o programa completo da UC na pasta de conteúdos.

Página gerada em: 2024-05-18 às 15:35:16