Teoria e Gestão do Currículo
Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2013/2014
Código: |
EDB30010 |
Sigla: |
TGC |
Secção/Departamento: |
Ciências Sociais e Pedagogia |
Semestre/Trimestre: |
1º Semestre |
Cursos: |
Sigla |
Anos Curriculares |
ECTS |
LEB |
3º |
4 |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Carga horária: |
Horas/semana |
T |
TP |
P |
PL |
L |
TC |
E |
OT |
OT/PL |
TPL |
O |
S |
Tipologia de aulas |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Responsável: |
Ângela Maria Gomes Teles de Matos Cremon de Lemos
|
Corpo docente: |
Ângela Maria Gomes Teles de Matos Cremon de Lemos
Sofia Gago da Silva Corrêa Figueira
|
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Com esta Unidade Curricular pretende-se fornecer informação actualizada sobre currículo em educação, nomeadamente no que respeita à adopção de modelos de intervenção educativa.
1.Competências a desenvolver
- Identifica e caracteriza as componentes de um currículo.
- Mobiliza dados da literatura científica e técnica sobre currículos e programas
- Analisa as origens e os fundamentos teóricos dos modelos de organização curricular desde a creche
- Identifica diferentes modelos de organização curricular e aprecia as suas potencialidades e limitações
- Reconhece o papel do educador/professor na gestão do currículo
2.Temas e conteúdos
Fornecer informação actualizada sobre a construção do currículo desde a creche ao ensino básico, nomeadamente no que respeita à adopção de modelos de intervenção educativa para o desenvolvimento das crianças.
- conceito de currículo
- educador/professor como gestor currículo
- modelos curriculares em educação: fundamentos teóricos e modos de organização
Programa
Modo de Avaliação
Observações
Consulte o programa completo da UC na pasta de conteúdos.